top of page

Reprovação de contas de Marquinho Mendes mexe com o cenário eleitoral

População começa a analisar nomes e "caras novas" começam a cair na preferência eleitoral



Com a reprovação das contas do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) pela Câmara de Cabo Frio, no julgamento que aconteceu nessa semana, o cenário político-eleitoral da cidade deu uma movimentada, isso porque ele pode ser declarado “inelegível” pela Justiça Eleitoral, já que a reprovação de contas é um dos preceitos para a rejeição de registro de candidatura, pela Justiça Eleitoral, com base nos preceitos da “Lei da Ficha Limpa”. Marquinho Mendes obteve dez dos doze votos que precisava e esbravejou nas redes sociais, atacando o governo atual e os seus outros opositores, numa metralhadora giratória em que se diz “traído por todos”.

Com a possível impugnação de uma eventual candidatura dele, e com o fato do ex-prefeito Alair Corrêa (que também teve contas rejeitadas no ano passado) não se declarar pré-candidato, uma vez que pode enfrentar o mesmo processo, as atenções estão voltadas para novos nomes que estão surgindo com força no cenário político da cidade, principalmente com força junto aos movimentos sociais, minorias, nas periferias e isso vem mostrando resultado nas pesquisas eleitorais feitas por quase todos os partidos. E um nome que mais se destaca nesse cenário de pré-candidatura à Prefeitura de Cabo Frio para as eleições de 2020 é o da empresária e especialista em gestão pública Cristiane Fernandes (foto).

Ela se notabilizou por ter sido a “primeira traída” por Adriano Moreno, na sucessão desastrosa que foi a composição dos seus aliados e colaboradores, desde as eleições suplementares de 2018. Candidata a vice-prefeita na chapa de Adriano, em 2016, ela foi preterida do processo eleitoral de dois anos depois e quase não conseguiu o registro para concorrer na eleição suplementar. Acabou conquistando a vaga e o registro pelo PSDB, mas sofreu os ataques da “turma do prefeito”, tendo que a todo momento provar que era candidata legítima. Um ano depois de denunciar a “tragédia” que seria a administração de Adriano Moreno, as previsões se confirmaram e hoje Cristiane Fernandes desponta como o mais forte nome que representa a renovação política da cidade.

Todos os outros pré-candidatos que “empatam” com ela nas pesquisas eleitorais ou estão no poder ou já estiveram e querem votar, porém, pouco fizeram para justificar o apoio dos eleitores mais uma vez. No cenário eleitoral de Cabo Frio há pré-candidaturas lançadas de vereadores, ex-prefeito e algumas lideranças que querem que os deputados que representam a cidade na ALERJ também sejam candidatos, porém, nesse caso a esperança não deve vingar na confirmação das candidaturas, já que os dois representantes do município inúmeras vezes sustentaram o discurso de que querem cumprir o mandato de forma integral e ajudar o governo – seja ele qual for – a trazer recursos para a cidade. Retroceder agora seria trair mais uma vez a confiança do eleitorado que os elegeram seus representantes no parlamento estadual.

Além disso, alguns partidos políticos pretendem notificar a Justiça Eleitoral com denúncias que mostram evidências de que alguns políticos querem usar de “abuso do poder econômico” durante as eleições municipais do ano que vem em Cabo Frio, e a expectativa é de que o Ministério Público Eleitoral faça as investigações necessárias e também impugne essas candidaturas. O que a sociedade cabofriense espera é um processo eleitoral LIMPO e principalmente de “CARAS NOVAS” e qualificadas para assumir um cargo dessa importância.

Fonte: Plantão dos Lagos




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page