A etiqueta eletrônica pode facilitar e estimular seus negócios na hora da venda, do pagamento, da divulgação e na conquista de mais clientes. Provavelmente você já se deparou com a imagem de um quadrado cheio de sinais irreconhecíveis no meio. Muito prazer, trata-se de um QR - Code ("Quick Response Code"), um tipo de resposta rápida, em forma de etiqueta, que surgiu em 1994 e só passou a ser amplamente usado nos últimos anos, quando a tecnologia dos celulares que leem códigos assim também evoluiu e facilitou o acesso. A versão mais moderna e de rápida leitura do antigo código de barras serve para muita coisa, especialmente se você tem um negócio e quer conquistar mais clientes, reforçar as vendas ou simplesmente apresentar seu produto no celular dele. E olha que esse universo é imenso: são 230 milhões de celulares no Brasil! Uma parte disso que seja, visualizando seu negócio, faz brilhar os olhos não é?!
COMO FUNCIONA O QR Code pode estar em formato digital ou impresso e, quando lido por uma camera de celular, acessa diretamente uma página, um link ou um local que entrega ao usuário alguma informação que ele procura saber. Para o professor, consultor e CEO da Academia Digital, Helton Magalhães da Cruz, o QR Code facilita a vida das pessoas. "Sem esforço, o cliente acessa um site, pode ser direcionado para WhatsApp, um cardápio digital, uma rede social, fazer pagamentos, cadastros, ou qualquer funcionalidade disponível na internet", explica Helton. Na prática, economiza tempo de todo mundo e melhor, mantém seu cliente conectado com o que você quer apresentar ou vender para ele. QR CODE PARA VENDAS O consultor lembra que, primeiro, é importante criar uma estratégia para oferecer facilidades para o usuário. "Você quer lançar um novo sabor de produto que ninguém conhece ainda? Ofereça um benefício que vai atrair o cliente para a novidade. Isso será determinante para o sucesso da ideia", indica. Em seguida, defina como vai captar algum contato quando, via QR Code, o usuário acessar sua página (lead): pode ser WhatsApp, formulário de cadastro no site ou direcionamento ele para uma curtida nas redes sociais. Contato feito e novo sabor apresentado, cultive esse relacionamento mesmo que não tenha gerado venda. Se ele não experimentou de primeira, pode se animar num próximo contato", orienta. ADEUS AO PAPEL A adesão ao QR Code como um modo de consulta ao cardápio provocou uma mudança imediata nos dois empreendimentos a seguir. Ambos aboliram o cardápio impresso.
A cervejaria Charada, em Belo Horizonte (MG), abriu as portas em dezembro de 2019 já adaptado pelo QR Code para consulta do cardápio. "No nosso caso, foi uma coincidência, porque já estava no nosso plano de negócios trabalhar dessa maneira", afirma o sócio Vinícius Silva Felix. "No começo, os clientes ficaram apreensivos porque poucos lugares utilizam, mas com a pandemia as pessoas se acostumaram e foi um sucesso. Muito elogiado pelos turistas, inclusive", reforça.
"Nós nos antecipamos à realidade atual e passamos a utilizar o QR Code como uma ferramenta na mesa e na porta do restaurante. Não temos mais o cardápio impresso e, acho que essa tendência deve se generalizar", conta Marcelo Santana, sócio proprietário do Street 444, Curitiba (PR). Segundo ele, "as pessoas ficam mais seguras, mais à vontade e tudo fica mais transparente. O uso de QR Code passou a ser interessante também porque o cliente pode ver qualquer lugar, com fotos dos pratos sempre atualizados.
Fonte: Revista Assaí
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