top of page

Guarda Ambiental de Saquarema completa um ano em perfeita sintonia com a preservação do meio ambient

Atualizado: 16 de nov. de 2022


A Guarda Municipal Ambiental de Saquarema foi criada em abril de 2012 com atribuições legais de proteger o meio ambiente, o patrimônio histórico, cultural, paisagístico e ecológico do município. Mas a principal das mudanças para melhor aconteceu exatamente há um ano, no início de agosto de 2021, com a criação, pela Prefeitura, do Grupamento Turístico e Ambiental. Com isso a Guarda passou a ficar subordinada diretamente à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, ganhando autonomia administrativa e funcional, o que fez com que se tornasse mais atuante e eficiente.

O ano que passou foi rico em número de resgates de animais silvestres realizados pela

Saiba mais seguindo @fendadosiri
Saiba mais seguindo @fendadosiri

Guarda Ambiental, com 210 espécimes demandando ações. Bichos de várias espécies têm sido socorridos pelos agentes num processo ininterrupto. Uma tarefa que, peculiarmente, respeita a sazonalidade de cada espécie, quase sempre ligada ao período de reprodução. Na maioria das vezes atendendo a chamados dos moradores, os agentes efetuam os resgates, se necessário encaminham os animais para cuidados médicos e, por último, realizam a devolução do espécime à natureza.

As espécies e os resgates

Pinguins, tartarugas corujas cobras e gambás estão entre os campeões de ocorrência, mas têm, ainda, as maritacas, urubus, gaviões, socós, anus, ouriços, lagartos, colibris, capivaras, lontras, tamanduás, cobras e até jacarés entre os resgatados. Vários casos são de adultos feridos e muitos envolvem filhotinhos, que se encontram vulneráveis devido à morte da mãe.

Quando, por ocasião do resgate, os animais não estão em condições de retornar ao seu habitat natural devido a machucados, por exemplo, são então encaminhados para o Instituto BW – ONG voltada para a preservação e reabilitação de animais selvagens localizada em Araruama, no Distrito de Praia Seca. Na instituição parceira permanecem recebendo o tratamento necessário para a futura reinserção na natureza – com certeza a melhor parte do trabalho.

Resgatar animais silvestres pode ser considerada uma tarefa sazonal, no que diz respeito às espécies que necessitam de ajuda. De junho a agosto, por exemplo, são encontrados pinguins, que chegam às praias com as águas frias do Atlântico Sul em busca de alimentos. Entre julho e setembro, é o período migratório de baleias e golfinhos, que vêm da Antártida para se reproduzir em águas mais quentes na costa brasileira. É quando as ocorrências são de encalhe de baleias. Também em setembro, começa o período reprodutivo dos gambás, aumentando exponencialmente os resgates desses animais. É igualmente na primavera que as corujas se reproduzem, no Brasil, o que faz aumentar bastante o número de chamados envolvendo a espécie. Já entre o inverno e a primavera, são encontradas muitas cobras, por dois motivos: um é o período de acasalamento e reprodução, o que inclusive torna o animal agressivo; e o outro é que por terem sangue frio, em épocas de temperatura mais baixa, as cobras procuram lugares quentes para ficar, por vezes comuns aos humanos.



O Grupamento Turístico e Ambiental de Saquarema

Responsável pela preservação do rico meio ambiente da região, o Grupamento também

Conheça a Choperia Vitrine pelo insta @choperiavitrine
Conheça a Choperia Vitrine pelo insta @choperiavitrine

participa das tarefas de remoção de carcaças de animais marinhos que desembocam nas praias. Atua, ainda, na conscientização da população mediante a elaboração de trabalhos de educação ambiental, inclusive junto às escolas e durante eventos da comunidade. Os agentes também prestam apoio àqueles que desfrutam das inúmeras trilhas, dentro do projeto TranSaquarema, que teve seu primeiro trecho recentemente inaugurado, e aos turistas, especialmente os entusiastas da preservação ambiental. A realização de rondas para proteção do Patrimônio Cultural e parceria com Corpo de Bombeiros no combate a pequenos incêndios também fazem parte das suas atribuições. Além disso, em complemento a esses trabalhos, uma série de vídeos denominada “Momento Ambiental” é produzida e veiculada nas redes sociais oficiais pela Prefeitura de Saquarema. Fruto de parceria entre a Guarda e a Secretaria de Comunicação, o projeto tem por objetivo divulgar a importância da preservação do meio ambiente. Os vídeos têm 2 minutos de duração, em média, e abordagem educativa dos assuntos.

Cuidar da natureza como um todo para que as gerações futuras possam ter um mundo melhor é o que motiva as dez moças e rapazes que hoje atuam como agentes na Guarda Ambiental de Saquarema. Profissionais de biologia, arquitetura, direito, matemática, física, administração, segurança, gestão ambiental e pública, engenharia e oceanografia, entre outras especialidades, que estão sempre em busca de aprimoramento. Somente no ano que passou, 33 cursos de capacitação nas áreas de resgate, inclusive vertical, em áreas remotas e urbanas, legislação ambiental, manejo de fauna e salvamento de afogados, entre outros, contaram com a participação dos agentes, que estão cada vez mais bem preparados para cumprir as suas tão relevantes atribuições.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.

Fonte:https://www.saquarema.rj.gov.br/

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page