top of page

Festa da Polenta : Uma linda festa Italiana que celebra o plantio e a colheita do milho.

Atualizado: 20 de ago. de 2019


Uma festa que começa com o plantio do milho.

Se você gosta de conhecer novas culturas, vai se encantar com essa linda festa de origem italiana. A Festa da Polenta, acontece na encantadora cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Uma linda celebração cercada de muita tradição que festeja o plantio, o cultivo e a colheita do milho. Os italianos são conhecidos pela sua cozinha farta e variada. Com a chegada de grupos de imigrantes ao brasil, as receitas italianas foram entrando nas mesas das famílias brasileiras e ganhando espaço especial no paladar da nossa gente; estando entre os pratos preferidos do brasileiro a pizza, a macarronada e a polenta. Hoje vamos iniciar uma série de artigos sobre essa bela herança italiana. Plantio do Milho abre calendário de eventos culturais da Festa da Polenta

Várias gerações se encontram para reviver os costumes do início da chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos em Venda Nova. O Plantio do Milho abre a programação anual da Festa da Polenta, que acontece sempre em outubro.

Sempre no mês de março em uma das propriedades da comunidade, o evento, além de cultivar a matéria prima principal da polenta (o milho que se transforma no fubá que faz a polenta), também recria o modo de cultivo de antigamente, quando as famílias tinham poucos recursos.

A celebração recria o modo de cultivo do milho dos primeiros colonos italianos.

A ideia é reviver, da mesma forma que os nonnos, todo o ritual da cultura do milho, que sempre foi o principal alimento de subsistência do lugar. Homens, mulheres e crianças se vestem tipicamente. Elas usam roupas floridas, com aventais e lenços, e ele, a tiraca (suspensórios) e chapéu e as crianças imitam os seus pais.


Além de reproduzir as vestes e o modo de produção, vários rituais são mantidos como o lanche distribuído no meio do trabalho e a confraternização ao final, com músicas e muitas comidas típicas. Comidas simples como inhame e banana cozida compõem as ofertas, que resgatam antigas e deliciosas receitas mais elaboradas.

Depois de terminados os trabalhos, uma mesa farta espera os voluntários. Enquanto saboreiam as delícias oferecidas, todos conversam, relembram histórias e, como sempre, cantam as mais lindas cancionetas italianas. Esse é apenas o início da festa. Em breve vamos publicar a continuação dessa celebração.

Texto: Elaine Ribeiro



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page