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Diferença de preços entre mercados é a maior encontrada em 15 anos de pesquisa


Com a inflação alta, a pesquisa de preço ganha ainda mais importância. Levantamento foi feito em quase 700 mercados em seis capitais e a variação encontrada foi, em média, de 45%. Uma forma de tentar amenizar os efeitos da inflação no orçamento é pesquisar preço e

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isso pode deixar a situação ainda mais espantosa.

A diarista Patrícia Oliveira é daquelas de dar inveja em quem quer economizar. Sabe de cor o preço de tudo que compra, só sai de casa com a listinha pronta, fica de olho em promoções e conhece os mercados da região onde mora. "Não dá para levar tudo. Eu vou fazendo a lista em casa do que vai acabando, mas tenho que fazer essas manobras, de levar as ofertas, aplicativo, folheto. Para tentar pegar alguma coisa que ainda dê para estar levando", explica ela. É por isso que, em época de inflação, os atacarejos crescem. E como vendem em grandes volumes, explica o diretor de um deles, conseguem ter descontos melhores da indústria e segurar ainda mais os repasses de preços.

"O poder de barganha é maior, por comprarmos mais volume. Isso nos traz uma condição muito melhor para apresentar para o consumidor", explica o diretor comercial César Machado.



O professor de economia Alberto Ajzental explica que, em tempos de inflação, fica difícil para consumidor e lojistas saber o preço dos produtos. O conselho? Pesquisar: "Não que a compra vá ficar necessariamente muito mais barata, porque a inflação está aqui e todos os bens de serviços ficaram mais caros. Mas entre pagar muito mais caro e pagar mais caro, é melhor pagar só mais caro".

A auxiliar de limpeza Jandira Ferreti faz essa pesquisa nos mercados da região onde ela mora. Só assim para driblar tantos aumentos de preço, diz ela: "Mês retrasado, eu gastei 300 e pouco aqui. E levei bastante coisa. Se eu fosse em outro mercado, eu levava metade do que eu comprei. Se hoje está mais barato aqui, lá está mais caro. Se lá está mais caro, tá mais barato aqui. e assim vai indo". Fonte: G1

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