top of page

Reabertura de Bares e Restaurantes: Saiba como escolher um bom restaurante em tempos de pandemia.



Apesar da taxa de mortes por coronavírus no Brasil apresenta uma ligeira queda, sabemos que ainda estamos distantes de vencer o coronavírus. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) lançou uma cartilha com recomendações aos estabelecimentos e empresários do setor. É importante dar preferencia a quem cumpre essas regras. Assim, você vai estar protegendo à você, à sua família; e colaborando para a redução da taxa de contágio do novo coronavírus. Antes de escolher um local para frequentar esteja atento se o mesmo está seguindo as normas determinadas pela OMS e pelo decreto emitido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.

Regra 1: Distanciamento das mesas deve ser de 2m e entre cadeiras de 1m.

Entre as orientações, destaca-se a que diz respeito ao distanciamento de pessoas dentro dos estabelecimentos. A regra mais restritiva em relação à ocupação nos restaurantes determina a observância de distanciamento mínimo entre os clientes de 4 metros quadrados. O presidente da Abrasel-RJ, Pedro Hermeto, esclareceu que essa regra é para ser observada em relação à área total de ocupação do restaurante. “Por exemplo, se a gente tem uma área de 40 metros quadrados, nós só vamos poder sentar dez pessoas ali. Mas podem ser duas meses de cinco pessoas cada”.

Regra 2: Todas as mesas devem disponibilizar álcool em gel. A higienização constante das mãos reduz o perigo de contágio. Ela deve ser frequente. Por este motivo bares e restaurantes precisam disponibilizar álcool em gel ou líquido 70%. Apenas o álcool 70% é capaz de matar o vírus com eficiência. Regra 3: Fixar banners e cartilhas de boas práticas nos banheiros e na entrada dos estabelecimentos. O cliente precisa ser alertado para as seguintes práticas de higiene que devem ser adotadas durante a permanência no estabelecimento: - Use papel toalha para abrir as maçanetas dos banheiros, levantar ou descer a tampa do vaso, abrir e fechar as torneiras; - Antes de sair do banheiro não esqueça de lavar as mãos;

- Ao retornar a mesa reaplique o álcool em gel; - Use máscara e a retire apenas no momento em que estiver se alimentando.

Regra 4: Os funcionários do restaurante precisam estar devidamente paramentados. Todos os funcionários do estabelecimento devem estar usando máscara ou protetores frontais.


Regra 5: As mesas devem ser higienizadas à cada cliente. Observe se a higienização das mesas está sendo feita apos o uso de cada cliente. O local também deve cuidar da higienização constante do chão. Regra 6: Os talheres devem ser mantidos embalados. Os talheres devem ser mantidos sempre limpos e embalados para segurança dos clientes.

Regra 7: Higienização constante da máquina de cartão A máquina de cartão precisa ser constantemente higienizada. A dica é envolve-la em papel filme PVC pois o álcool 70% aplicado direto sobre o equipamento pode danifica-lo. O papel filme precisa ser trocado regularmente. Regra 8: A limpeza do filtro do ar condicionado deve ser intensificada Ambientes climatizados por ar condicionado precisam ter os cuidados de manutenção do ar intensificados.

O modelo do cardápio deve ser repensado. Se não for possível abolir o menu físico,

Publicidade

escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo, o estabelecimento pode preparar um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente pode acessar lendo um 'QR Code' (código de barras bidimensional) por celulares equipados com câmera.

Bares e restaurantes deverão reforçar as boas práticas na cozinha, reservando espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como frutas, legumes e verduras. A cartilha sugere usar produtos específicos no mercado ou uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml para um litro de água, depois de ver no rótulo se pode ser usada para alimentos, que devem ser deixados nessa solução por dez minutos e depois enxaguados em água corrente.

Álcool em gel 70% deve ser disponibilizado para os clientes na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento. As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso. Do mesmo modo, deve ser reforçada a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante.

O estado do Rio tem 15 mil bares e restaurantes associados à Abrasel RJ, sendo 10 mil na capital. O setor gera 170 mil empregos diretos no estado, dos quais 110 mil são no município do Rio de Janeiro.

Convidada a participar de um grupo de estudos formado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para discutir as regras do retorno, a Abrasel RJ encaminhou a cartilha editada pela entidade com regras gerais extraídas de recomendações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “E ela acabou servindo, em grande parte, de modelo para as regras que foram anunciadas no dia 2 pela Setur”. Este conteúdo foi útil? Gostaria de receber mais conteúdos como este? Cadastre-se em nosso site e receba nosso conteúdo atualizado.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page