Rio de Janeiro terá feriado de Carnaval com previsão de temporais. A capital fluminense é considerada uma das cidades mais procuradas nesta época do ano pelos foliões. Com seu famoso desfile das escolas de samba e sua programação de blocos de rua, a Cidade Maravilhosa também sofrerá com as instabilidades e com a chuva forte no próximo fim de semana.
A semana já começou com bastante chuva no estado. Ontem (13), os temporais e a chuva forte causaram muitos transtornos na Região Metropolitana do Rio.
De acordo com o Cemaden, em São Gonçalo (RJ) os acumulados das últimas 24h (11h do dia 13 às 11h do dia 14) alcançaram 84,5 mm e 103,4 mm na Ilha de Paquetá (RJ). Deslizamentos de terra foram notificados pelas autoridades. O município de Cachoeiras de Macacu (RJ) também havia registrado 80,9 mm até a manhã de hoje.
Nesta terça-feira (14), a situação segue semelhante, com dia quente no estado e rápida elevação das temperaturas. A partir da tarde, a umidade e o calor favorece a formação de nuvens carregadas deixando todo o território fluminense com previsão de pancadas de chuva com até forte intensidade. Os maiores acumulados são esperados para as áreas do interior, o Médio Paraíba, a Serra e o noroeste do estado. Parte da Região Metropolitana também estão sujeitas à temporais como a região de Magé e São Gonçalo. O risco é alto para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Na quarta-feira (15), o ar quente e úmido continua atuando no Rio de Janeiro e as nuvens carregadas se formam com facilidade. O interior do estado permanece em alerta para temporais, com a Região Serrana e o Médio Paraíba apresentando o maior risco para chuva forte e volumosa.
No sábado (18) de Carnaval, a situação volta a ficar mais delicada no Rio de Janeiro. No sul fluminense, a chuva poderá vir a qualquer hora do dia e com forte intensidade. A partir da tarde as instabilidades ganham ainda mais força, especialmente na Costa Verde e na capital, aumentando o volume e o potencial para danos à população. Quem for curtir os blocos e festejar pelas ruas da cidade, deverá ter atenção redobrada e evitar lugares expostos durante as tempestades. Nas outras áreas do estado do Rio, apesar de menos intensas, também poderão ocorrer pancadas de chuva durante o dia.
Commentaires